Reflecte, conclui...
ao amadurecer,
produz a espiga do erro.
E no tempo da ceifa
apenas se recolhem lágrimas...
Ésquilo
Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam a todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas, no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os Portugueses, o que há que evitar a todo o custo. Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária.
Considerando que, ao fim de treze anos de luta em terras do ultramar, o sistema político vigente não conseguiu definir, concreta e objectivamente, uma política ultramarina que conduza à paz entre os Portugueses e todas as raças e credos;
De acordo com o Diário de Notícias, a Aliança Atlântica anda insatisfeita com os gloriosos e submersíveis desígnios do ministro de Estado, da Defesa e de a Pátria honrai que a Pátria vos contempla. Num documento classificado da NATO, revelado ao jornal por esquivas "fontes aliadas", pode ler-se: "Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem será desperdiçado na compra de submarinos, tendo-nos pedido que justificássemos tal opção. Não o faremos".
Consumou-se, no PS, a tradicional rotatividade das tachadas; e a consequente tragédia. António José Seguro vai acoplar-se, até 2006, ao assento da liderança parlamentar socialista, a que se furta um António Costa mais interessado nos saborosos remansos de Estrasburgo. E fá-lo abençoado pelos votos aprovadores de 75 dos 96 deputados que compõem essa poderosa frente de combate que é o PS na Assembleia da República. Foram 15 os miseráveis recalcitrantes que, absolutamente cegos, claro está!, não viram em Tozé as qualidades de um timoneiro. Outros cinco deputados acharam por bem anuir às exortações de Saramago.
Por ocasião da mudança de instalações, a RTP e a RDP decidiram fazer uma festa ao jeito do Piquenicão. Durante longas e fastidiosas horas, entraram no alegre convívio do "serviço público" velhas doidas, turistas, excursões, benefícios, cronistas, aldrabões, marialvas e coristas (Ary dos Santos que me perdoe). Para além de uma bem nutrida comitiva ministerial, um cardeal patriarca, que aspergiu e abençoou a "oitava maravilha do mundo", e ainda vários elementos da administração da televisão pública.